1 Samuel 15:2

2

Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-os quando saíam do Egito.

1 Samuel 15:2

Significado de 1 Samuel 15:2

Os amalequitas eram um povo nômade que habitava a região do deserto do Sinai.

Deus queria castigá-los por causa de seus pecados e maldades.

Os amalequitas atacaram os israelitas quando estes saíram do Egito, matando os mais fracos e vulneráveis.

Deus esperou tanto tempo para castigá-los porque Ele é paciente e misericordioso, dando tempo para que se arrependessem.

O resultado do castigo dos amalequitas foi a destruição de seu povo e de sua cultura.

Deus escolheu Saul para liderar o castigo porque ele era o rei de Israel na época.

Saul não cumpriu completamente a ordem de Deus porque desobedeceu e poupou o rei dos amalequitas e parte do despojo.

Deus se arrependeu de ter escolhido Saul como rei porque ele desobedeceu e não seguiu completamente a vontade de Deus.

Podemos aprender com essa história a importância da obediência e da fidelidade a Deus, bem como a gravidade do pecado e suas consequências.

Podemos aplicar essa história em nossas vidas hoje, buscando ser obedientes e fiéis a Deus em todas as áreas de nossas vidas e evitando o pecado e suas consequências.

Explicação de 1 Samuel 15:2

O versículo 1 Samuel 15:2 faz referência ao castigo que Deus impôs aos amalequitas por causa do que fizeram a Israel. Os amalequitas foram um povo que habitou a região de Canaã e que, segundo a Bíblia, foram inimigos de Israel desde os tempos de Moisés. Eles atacaram os israelitas quando estes saíram do Egito, matando os mais fracos e os que estavam atrás na marcha (Deuteronômio 25:17-18).

Deus ordenou a Saul, o rei de Israel, que atacasse os amalequitas e destruísse tudo o que pertencia a eles, incluindo homens, mulheres, crianças e animais. A ordem de Deus foi clara e enfática, e Saul não deveria poupar nada nem ninguém (1 Samuel 15:3).

Saul partiu para a batalha e derrotou os amalequitas, mas não cumpriu completamente a ordem de Deus. Ele poupou o rei Agague e algumas das melhores ovelhas, bois e outros animais. Quando Samuel, o profeta, soube disso, ficou indignado e repreendeu Saul por ter desobedecido a Deus (1 Samuel 15:10-11).

Saul tentou se justificar, dizendo que havia poupado os animais para oferecê-los em sacrifício a Deus. Mas Samuel disse a ele que a obediência era mais importante do que o sacrifício, e que a desobediência era como o pecado da feitiçaria e da idolatria (1 Samuel 15:22-23).

Deus rejeitou Saul como rei de Israel por causa de sua desobediência, e Samuel ungiu Davi como seu sucessor (1 Samuel 16:1-13). A história dos amalequitas e de sua destruição pelos israelitas é contada em outros livros da Bíblia, como Êxodo, Deuteronômio e Números.

Em resumo, o versículo 1 Samuel 15:2 fala sobre a justiça divina e o castigo que Deus impôs aos amalequitas por causa de sua maldade contra Israel. A história também mostra a importância da obediência a Deus e as consequências da desobediência.

Versões

Bíblia NAA
2

Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel, colocando-se no caminho de Israel, quando este saía do Egito.

Bíblia NTLH
2

Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito.