1 Samuel 14:4

Em cada lado do desfiladeiro que Jônatas pretendia atravessar para chegar ao destacamento filisteu, havia um penhasco íngreme; um se chamava Bozez; o outro, Sené.

Significado do Versículo

Jônatas é o filho do rei Saul e um dos principais líderes militares de Israel.

Um desfiladeiro é um estreito vale cercado por montanhas ou penhascos íngremes.

Um destacamento filisteu é um grupo de soldados filisteus que estavam acampados em uma área próxima a Israel.

Penhascos íngremes são formações rochosas verticais e elevadas.

Bozez significa "brilhante" em hebraico.

Sené significa "espinhoso" em hebraico.

Jônatas queria atravessar o desfiladeiro para atacar o destacamento filisteu e defender Israel.

Jônatas e seu escudeiro escalaram os penhascos íngremes e conseguiram atravessar o desfiladeiro sem serem vistos pelos filisteus.

Jônatas e seu escudeiro conseguiram matar cerca de 20 soldados filisteus e causar pânico no acampamento inimigo.

Este versículo é importante porque mostra a coragem e a estratégia militar de Jônatas, além de ser um exemplo de como Deus pode ajudar os seus servos a vencerem batalhas difíceis.

Explicação de 1 Samuel 14:4

1 Samuel 14:4 é um versículo que descreve a jornada de Jônatas, filho do rei Saul, em direção ao destacamento filisteu. O caminho que ele escolheu para chegar até lá era perigoso, pois em cada lado do desfiladeiro havia um penhasco íngreme, um chamado Bozez e outro Sené.

Jônatas era um homem corajoso e destemido, que confiava em Deus para guiar seus passos. Ele sabia que a batalha contra os filisteus seria difícil, mas estava disposto a arriscar tudo para defender seu povo. Ao seu lado estava seu escudeiro, um homem fiel que o acompanhava em todas as suas empreitadas.

A referência bíblica a esse desfiladeiro pode ser vista como uma metáfora para as dificuldades que enfrentamos em nossas vidas. Assim como Jônatas teve que enfrentar os penhascos íngremes de Bozez e Sené para chegar até o inimigo, também nós temos que superar obstáculos para alcançar nossos objetivos.

No entanto, assim como Jônatas confiou em Deus para guiá-lo em sua jornada, também podemos confiar em Deus para nos ajudar a superar nossos desafios. A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que confiaram em Deus e foram recompensadas por sua fé.

No final, Jônatas e seu escudeiro conseguiram atravessar o desfiladeiro e chegar até o destacamento filisteu. Eles lutaram bravamente e conseguiram uma grande vitória para seu povo. Assim como Jônatas, podemos ter sucesso em nossas empreitadas se confiarmos em Deus e seguirmos em frente, apesar das dificuldades que possamos enfrentar.

Versões

Entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, havia um penhasco íngreme de um lado, e outro penhasco íngreme do outro lado. Um se chamava Bozez; o outro, Sené.

No desfiladeiro que Jônatas tinha de atravessar para chegar ao acampamento dos filisteus, havia duas grandes pedras, uma de cada lado da passagem. Uma era chamada de Bosês, e a outra, de Senê.