1 Coríntios 6:15
Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!
Significado de 1 Coríntios 6:15
O contexto é a discussão sobre a imoralidade sexual na igreja de Corinto.
Significa que os cristãos são parte do corpo de Cristo, ou seja, são membros da igreja e devem viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.
Uma prostituta é uma mulher que se envolve em relações sexuais em troca de dinheiro ou outros benefícios.
Paulo usa esse exemplo para ilustrar a gravidade do pecado sexual e como ele afeta a união com Cristo.
"De modo nenhum" é uma expressão forte que significa "de jeito nenhum" ou "jamais".
Paulo usa uma linguagem forte para enfatizar a importância da santidade do corpo e a gravidade do pecado sexual.
Isso tem a ver com a ideia de que o corpo é um templo do Espírito Santo e deve ser tratado com respeito e santidade.
Isso se relaciona com a ideia de que a sexualidade deve ser vivida dentro do contexto do casamento e de acordo com os princípios bíblicos.
A mensagem principal é que os cristãos devem viver de acordo com a santidade de Cristo e evitar o pecado sexual.
Isso pode ser aplicado em nossas vidas hoje através da busca pela santidade em todas as áreas, incluindo a sexualidade, e do respeito ao corpo como templo do Espírito Santo.
Explicação de 1 Coríntios 6:15
O versículo 1 Coríntios 6:15 traz uma reflexão importante sobre a relação entre os nossos corpos e Cristo. O apóstolo Paulo nos questiona se sabemos que nossos corpos são membros de Cristo e se é possível unir esses membros a uma prostituta. A resposta é clara: de modo nenhum!
Essa passagem bíblica é uma advertência contra a imoralidade sexual, que estava presente na cidade de Corinto na época em que Paulo escrevia sua carta. Ele alerta os cristãos a não terem relações sexuais com prostitutas, pois isso seria uma profanação do corpo, que é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:18-19).
Além disso, é importante destacar que, ao falar sobre nossos corpos como membros de Cristo, Paulo está se referindo à união entre o cristão e Jesus. Essa união é descrita em outras passagens da Bíblia, como em João 15:5, onde Jesus afirma que é a videira e nós somos os ramos. Ou ainda em Efésios 5:30, onde Paulo diz que somos membros do corpo de Cristo.
Ao afirmar que nossos corpos são membros de Cristo, Paulo está nos lembrando que somos chamados a viver de acordo com os valores do Reino de Deus e a glorificar a Deus em tudo o que fazemos, inclusive em nossa sexualidade.
Portanto, o versículo 1 Coríntios 6:15 nos leva a refletir sobre a importância de vivermos uma vida santa e pura, em que nossos corpos sejam usados para a glória de Deus. Desse modo, podemos experimentar a verdadeira liberdade e alegria que vêm de uma vida em união com Cristo.
Versões
Vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo? E será que eu tomaria os membros de Cristo e os faria membros de uma prostituta? De modo nenhum!
Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faz parte do corpo de Cristo? Será que eu vou pegar uma parte do corpo de Cristo e fazer com que ela seja parte do corpo de uma prostituta? É claro que não!