1 Coríntios 5:11
Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
Significado de 1 Coríntios 5:11
Os "irmãos" mencionados neste versículo são aqueles que se dizem cristãos.
"Imoral" se refere a qualquer comportamento sexual que vá contra os ensinamentos bíblicos.
"Avarento" se refere a alguém que é ganancioso e coloca o dinheiro acima de Deus.
"Idólatra" se refere a alguém que adora outros deuses além do Deus verdadeiro.
"Caluniador" se refere a alguém que espalha mentiras e difamações sobre outras pessoas.
"Alcoólatra" se refere a alguém que é viciado em álcool e não consegue controlar seu consumo.
"Ladrão" se refere a alguém que rouba ou pratica atos de furto.
Não devemos nos associar com essas pessoas porque seu comportamento pode nos influenciar negativamente e nos afastar de Deus.
"Nem devem comer" significa que não devemos compartilhar refeições ou ter comunhão com essas pessoas.
Devemos tratá-las com amor e gentileza, mas não devemos nos associar com seu comportamento pecaminoso. Devemos orar por elas e tentar ajudá-las a se arrepender e mudar de vida.
Explicação de 1 Coríntios 5:11
O versículo 1 Coríntios 5:11 é parte de uma carta escrita pelo apóstolo Paulo para a igreja de Corinto. Nessa carta, Paulo aborda diversos assuntos relacionados à vida dos cristãos da época, como a importância da unidade da igreja, a disciplina eclesiástica e a santidade do corpo.
Nesse contexto, Paulo destaca a importância de manter distância de pessoas que se dizem irmãos na fé, mas que vivem em pecado e desobediência a Deus. Ele cita alguns exemplos, como imoralidade, avareza, idolatria, calúnia, alcoolismo e roubo. Essas atitudes vão contra os valores cristãos e podem influenciar negativamente a comunidade de fé.
Quando Paulo fala em "não associar-se" e "nem mesmo comer" com essas pessoas, ele não está pregando o isolamento social ou a discriminação. Pelo contrário, ele está enfatizando a importância de preservar a santidade e a integridade da igreja, evitando que o pecado se espalhe e contamine outros membros.
Além disso, Paulo também ressalta a necessidade de disciplina eclesiástica, ou seja, de corrigir e exortar os irmãos que estão em pecado, buscando a restauração e a reconciliação com Deus e com a comunidade. Essa disciplina deve ser exercida com amor e sabedoria, sem julgamento ou condenação, mas sempre visando o bem do indivíduo e da igreja como um todo.
Em resumo, o versículo 1 Coríntios 5:11 nos ensina sobre a importância da santidade, da disciplina e da comunhão na vida cristã. Devemos buscar viver em obediência a Deus, evitando o pecado e corrigindo os irmãos que estão em erro, sempre mantendo o amor e a unidade da igreja.
Versões
Mas, agora, escrevo a vocês que não se associem com alguém que, dizendo-se irmão, for devasso, avarento, idólatra, maldizente, bêbado ou ladrão; nem mesmo comam com alguém assim.
O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. Com gente assim vocês não devem nem comer uma refeição.