1 Coríntios 15:37

37

Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa.

Significado do Versículo

"Quando você semeia" refere-se à ação de plantar sementes no solo.

A "simples semente" mencionada neste versículo é uma metáfora para a vida humana, que é plantada na terra e cresce em algo maior.

O contexto deste versículo em 1 Coríntios 15 é a discussão sobre a ressurreição dos mortos.

Este versículo se relaciona com a ressurreição dos mortos, pois assim como uma semente é plantada na terra e cresce em algo maior, nossos corpos mortais são plantados na terra e ressuscitam em corpos glorificados.

Paulo está tentando ensinar aos coríntios que a ressurreição é uma realidade e que nossos corpos mortais serão transformados em corpos glorificados.

A importância deste versículo para os cristãos é que ele nos dá esperança na ressurreição e na vida eterna.

Podemos aplicar este versículo em nossas vidas diárias lembrando que nossas ações e escolhas têm consequências e que devemos plantar sementes boas para colhermos bons frutos.

Isso se relaciona com a ideia de semear e colher, pois assim como plantamos sementes no solo, também plantamos sementes em nossas vidas e nas vidas dos outros.

A partir deste versículo, podemos aprender que a vida humana é um processo de crescimento e transformação, e que a morte não é o fim, mas sim um novo começo.

Explicação de 1 Coríntios 15:37

O versículo 1 Coríntios 15:37 menciona a sementeira como uma analogia para explicar a ressurreição dos mortos. A passagem afirma que quando se semeia, não se semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa. Isso significa que assim como a semente não se parece com a planta madura que virá a ser, o corpo físico que morre não se parece com o corpo ressurreto que será.

No contexto bíblico, o apóstolo Paulo, autor da carta aos coríntios, estava respondendo a dúvidas e questionamentos que surgiram em relação à ressurreição dos mortos. Ele explica que a ressurreição faz parte do plano de Deus e que assim como Cristo ressuscitou, os que crêem nele também ressuscitarão.

A sementeira é uma analogia poderosa para explicar como o corpo físico é transformado em um corpo ressurreto. Em outras passagens bíblicas, como em João 12:24, Jesus diz que "se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto". Isso significa que é necessário haver uma morte para que haja uma ressurreição.

Outra passagem que complementa essa ideia é Romanos 6:5, que diz que "se fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição". Ou seja, assim como a semente deve morrer para dar fruto, aqueles que morrem em Cristo serão ressuscitados em semelhança à sua ressurreição.

Além disso, em 1 Coríntios 15:42-44, Paulo descreve as diferenças entre o corpo físico e o corpo ressurreto. Ele afirma que o corpo físico é corruptível, mortal e terreno, enquanto o corpo ressurreto é incorruptível, imortal e celestial.

Outra passagem que aborda a ideia da sementeira é 2 Coríntios 4:11, que diz que "somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal". Isso significa que a morte é um processo necessário para que a vida de Cristo se manifeste em nós.

Em 1 Pedro 1:3, a ressurreição é descrita como uma esperança viva que foi nos dada através da ressurreição de Jesus. Isso significa que assim como Cristo ressuscitou dos mortos, temos a esperança de ressuscitar também.

Em suma, o versículo 1 Coríntios 15:37 usa a analogia da sementeira para explicar a ressurreição dos mortos. Assim como a semente não se parece com a planta madura que virá a ser, o corpo físico que morre não se parece com o corpo ressurreto que será. A morte é um processo necessário para que haja a ressurreição e aqueles que morrem em Cristo serão ressuscitados em semelhança à sua ressurreição. A ressurreição é uma esperança viva que foi nos dada através da ressurreição de Jesus.

Versões

37

E, quando semeia, você não semeia o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente.

37

E o que foi semeado é apenas uma semente, talvez um grão de trigo ou outra semente qualquer e não o corpo já formado da planta que vai crescer.