1 Coríntios 1:2
à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
Significado de 1 Coríntios 1:2
A igreja de Deus em Corinto é a comunidade cristã que existia na cidade de Corinto na época em que a carta foi escrita.
Ser santificado em Cristo Jesus significa ser separado do pecado e consagrado para Deus através da fé em Jesus Cristo.
Os chamados para serem santos são todos aqueles que foram chamados por Deus para serem seus filhos e seguidores de Jesus Cristo.
Aqueles que invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo em toda parte são todos os cristãos em todo o mundo.
Invocar o nome de Jesus Cristo significa chamar por ele em oração e reconhecer sua autoridade e poder.
Jesus é Senhor deles e nosso porque ele é o Senhor de toda a criação e governa sobre todos os cristãos como seu Salvador e Senhor.
Ser chamado para ser santo significa ser escolhido por Deus para ser separado do pecado e consagrado para ele.
Podemos nos tornar santos em Cristo Jesus através da fé em seu sacrifício na cruz e do poder transformador do Espírito Santo em nossas vidas.
A santificação em Cristo Jesus é importante porque nos permite viver uma vida que agrada a Deus e nos aproxima dele.
Podemos aplicar essas verdades em nossas vidas diárias buscando viver em santidade e buscando a Deus em oração e estudo da Bíblia.
Explicação de 1 Coríntios 1:2
A saudação da carta aos cristãos de Corinto
A carta aos coríntios foi escrita pelo apóstolo Paulo, um dos mais importantes líderes cristãos do primeiro século. Ele escreveu essa carta para a igreja de Corinto, uma cidade importante da Grécia antiga, onde havia uma comunidade cristã que enfrentava muitos desafios.
No início da carta, Paulo saúda os cristãos de Corinto e se apresenta como um servo de Jesus Cristo. Ele se dirige à "igreja de Deus que está em Corinto", ou seja, aos cristãos que se reuniam naquela cidade para adorar a Deus e seguir os ensinamentos de Jesus.
Paulo os chama de "santificados em Cristo Jesus", o que significa que eles foram separados do mundo e consagrados a Deus por meio da fé em Jesus. Eles também são "chamados para serem santos", ou seja, têm o dever de viver de acordo com os padrões divinos e se tornarem cada vez mais semelhantes a Cristo.
Mas Paulo não se dirige apenas aos cristãos de Corinto. Ele também menciona "todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo". Isso significa que a carta não é apenas para a igreja de Corinto, mas para todos os cristãos que seguem Jesus em qualquer lugar do mundo.
Paulo enfatiza que Jesus é o Senhor de todos os cristãos, não apenas dos de Corinto ou de uma determinada região. Ele é o Senhor deles e nosso, ou seja, de Paulo e de todos os cristãos que viviam naquela época e também dos que viveriam no futuro.
Essa saudação de Paulo mostra que a mensagem de Jesus não é limitada a uma determinada cultura ou época, mas é universal e atemporal. Ela se aplica a todos os seres humanos, em qualquer lugar e em qualquer tempo. E essa mensagem é a de que Deus nos ama e quer nos salvar por meio de Jesus Cristo, o Senhor de todos.
Versões
à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todos os lugares invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
Eu, Paulo, que fui chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Cristo Jesus, escrevo, junto com o irmão Sóstenes, esta carta à igreja de Deus que está na cidade de Corinto. Escrevo a todos os que, pela sua união com Cristo Jesus, foram chamados para pertencerem ao povo de Deus. Esta carta é também para aqueles que em todos os lugares adoram o nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.